qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

Foto: Divulgação

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos.

A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores, novidade introduzida no artigo 24 da Emenda Constitucional nº 103/19.

Este tema segue causando dúvidas entre os servidores municipais, tanto os que atuam nos regimes previdenciários dos municípios, quanto aos aposentados e pensionistas que necessitam optar por receber integralmente somente um dos seus benefícios.

Na cartilha, o TCE-RS esclarece alguns pontos fundamentais sobre o regramento dos RPPS aos fiscalizados, demonstrando as falhas mais recorrentes observadas em processos de concessão de inativações e pensões.

Para maiores informações, o II Seminário de RPPS explica detalhadamente as regras relativas à nova legislação.

A segunda edição da cartilha está disponível aqui.

​​​​​​​
Maryanna Lucas – Assessoria de Comunicação Social

Resumo de quinta-feira – 17/04/2025

  Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças O GLOBO – Próximo governo não terá recursos para cumprir pisos de Saúde e Educação O ESTADO DE S. PAULO – Brasil fica em último lugar em competividade industrial FOLHA DE S. PAULO – Superávit de R$ 4

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram